segunda-feira, 14 de abril de 2014

                                                     A concentração de capital
com a aceleração industrial, a concorrência entre as empresas aumentou muito. para vencer a concorrência, o grande capitalista fazia guerra de preço: mantinha seus preços bem baixo por certo tempo, até que seus concorrentes não aguentassem e falissem ou vendessem a empresa por um valor baixo. assim, aos poucos, as empresas mais fortes foram "engolindo" as mais fracas e, com isso, formaram-se  empresas gigantes  ou associações de empresas ( trustes, cartéis e holding )
- trustes: associações de várias empresas em uma unica, que passa a dominar todas as fases de produção, desde a obtenção de matéria-prima até comercialização do produto.
  cartel: conjunto de empresas independentes que,para evitar o desgaste da concorrência, dividem o mercado entre si. cada uma dela atua em determinada área geográfica.
 Holding: empresas nascida da associação de diversas empresas e que possui o controle de suas associadas.
           
           frequentemente, as empresas pediam empréstimo aos bancos ou se associavam a eles a fim de aumentar seus negócios ou suportar a concorrência. outras vezes os bancos e as indústrias se uniam formando uma só empresa. com isso os bancos foram ganhando cada vez mais importância.
 
 
    GRUPO:Luana Beatriz,Gabriele,Milena,Luana,Layne. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

                                                                  HISTORIA  
    
SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
     AO LONGO DO SÉCULO XIX  NA EUROPA,NOS ESTADOS UNIDOS E NO JAPÃO,AS PESSOAS ASSISTIRAM AO QUE SE CHAMOU DE SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL,ASSOCIADA A UMA SERIE DE DESCOBERTAS APLICADAS A INDUSTRIA,AO TRANSPORTE E AS COMUNICAÇÕES.ENTRE ESSA DESCOBERTAS PODEMOS CITAR :
  • A DESCOBERTA EM 1856 DE UM PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO,HENRY BESSEMER.O AÇO QUE E MAIS FÁCIL DE SER TRABALHA E MAIS RESISTENTE QUE O FERRO,TORNOU-SE TAMBÉM MAIS BARATO;USADO NA INDÚSTRIA DE ARMAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NA FABRICAÇÃO DE MAQUINAS;
  • A INVENÇÃO DO DÍNAMO (1870),PERMITIU A TRANSMISSÃO DE CORRENTES ELÉTRICAS AO LOGAS DISTÂNCIAS POR MEIO DE USINAS ELÉTRICAS.PRODUZIDA A PARTI DA ÁGUA,A ENERGIA ELÉTRICA ERA  RELATIVAMENTE BARATA,O QUE PERMITIU QUE FOSSE LEVADO TANTO PARA AS INDÚSTRIA COMO PARA AS RESIDÊNCIAS.CONTRIBUI PARA ISSO,TAMBÉM,A INVENÇÃO DA LÂMPADA ELÉTRICA DE FILAMENTO,EM 1881,POR THOMAS ALVA EDISON;
  • O APROVEITAMENTO DO PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS (GASOLINA E DIESEL) COMO FONTE DE ENERGIA NO MOTO DE COMBUSTÃO INTERNA (1870);POSSIBILITANDO A INDIVÍDUOS HENRY FORD KARL BENZ,A CONSTRUÇÃO DOS PRIMEIROS AUTOMÓVEIS POR VOLTA DE 1890.AS COMUNICAÇÕES PASSARAM TAMBÉM POR NOVIDADES COMO AS CRIAÇÕES DO TELÉGRAFO, POR SAMUEL MORSE EM 1836 E,DO TELEFONE,POR ALEXANDER GRAHAM BELL EM 1876.




GRUPO: MILENA, LUANA BEATRIZ,GABRIELE,LUANA E LAYNE